top of page

Semana do Consumidor: Procon Jundiaí promove palestras e atendimento móvel


O Procon Jundiaí realizará, entre os dias 10 e 15 de março, a Semana do Consumidor, em celebração ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março). A programação inclui palestras sobre temas relevantes para a população e o atendimento do Procon Móvel. Lembrando que todas as palestras são gratuitas e abertas ao público.


Programação de palestras


Importância da data

O diretor do Procon Jundiaí, Marcelo Canale, destaca a importância da iniciativa.“A semana do consumidor é realizada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos dos consumidores e a importância da proteção ao consumidor. Também é uma oportunidade para que todos sejam ouvidos e que suas reclamações e sugestões sejam consideradas pelas empresas, fornecedores e órgãos governamentais”, destacou Canale.


Principais Golpes:


Falsos fornecedores: Criminosos se passam fornecedores de produtos ou serviços, pedem pagamento antecipado e não entregam os produtos adquiridos.


Telefone falso: Falsos funcionários de empresas ou instituições que pedem informações pessoais e financeiras.


Golpe do cartão clonado: Criminosos clonam cartão de crédito ou débito e passam a realizar compras ou saques utilizando o cartão verdadeiro da vítima. Normalmente o golpe ocorre quando a pessoa solicita ajuda de terceiros nos caixas 24 horas ou mesmo pessoas não identificadas nas agências bancárias.


Boleto falso: Normalmente enviados por e-mails aos consumidores. O golpe só é descoberto quando a vítima percebe que a fatura não foi paga e que o dinheiro foi destinado a outra conta.


Golpe do investimento: Pessoas que prometem altos rendimentos e investimentos inexistentes ou de altíssimo risco.


Falso compradorCriminosos que se passam por compradores e pedem aos anunciantes e vendedores que enviem antecipadamente o produto. Normalmente é realizado após anúncios em aplicativos ou sites.


A Semana do Consumidor reforça o compromisso do Procon Jundiaí em garantir a defesa dos consumidores e promover a educação para o consumo consciente.


Obs: atendimento presencial mediante agendamento pelo site: proconjundiai.sp.gov.br

Comments


Destaques

bottom of page