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Rodovias de SP terão novos radares nos próximos 90 dias




O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou, nesta sexta-feira (14/2), a ordem de serviço para a instalação de 649 novos radares nas rodovias estaduais de São Paulo. As empresas terão até 90 dias para finalizar a instalação dos equipamentos.


O que se sabe



  • O DER avalia que, até meados de maio de 2025, os novos radares já estarão realizando a fiscalização de velocidade para garantir mais segurança aos usuários.

  • Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros das rodovias administradas pelo DER.

  • O departamento mapeou os índices de acidentalidade, levando em consideração o tipo de acidente, a velocidade, as condições geométricas da via, os pontos críticos e a proximidade de passagem de fauna para escolher o local de instalação dos radares.


O coordenador geral de operações viárias do DER, Ricardo Miguel do Nascimento, avalia que a implantação dos novos radares contribui para a redução de acidentes, para a garantia de segurança dos usuários e para salvar vidas. “A presença [do radar] auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, disse.


Novos radares


Além da fiscalização de velocidade, os equipamentos serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).


O radar Fixo-Redutor será instalado nos locais com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador, que faz a medição de velocidade sem o uso de display, ficará em trechos rurais com maior velocidade. Os dois modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.


A assinatura da ordem de serviço representa a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER, ao valor total de R$ 83,7 milhões.


Radares na região


  • SPSP 063 Luciano Consoline 23,12 Itatiba

  • SP 063 – Alkindar Monteiro Junqueira | km 29,08 | Itatiba

  • SP 063 – Alkindar Monteiro Junqueira | km 30,9 | Itatiba

  • SP 063 – Alkindar Monteiro Junqueira | km 32,5 | Itatiba

  • SP 332 – Vereador Geraldo Dias | km 74,59 | Jundiaí

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 51,66 | Campo Limpo Paulista

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 56,05 | Campo Limpo Paulista

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 57,6 | Campo Limpo Paulista

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 61,26 | Jarinu

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 66,75 | Jarinu

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 75,48 | Atibaia

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 79,42 | Atibaia

  • SP 354 – Edgard Máximo Zamboto | km 44,5 | Franco da Rocha

  • SP 360 – Eng. Constâncio Cintra | km 90,4 | Itatiba

  • SPA066/300 – Ermenegildo Tonolli (acesso a Itupeva) | km 0,9 | Jundiaí

  • SPA066/300 – Ermenegildo Tonolli (acesso a Itupeva) | km 0,94 | Jundiaí

  • SPA066/300 – Ermenegildo Tonolli (acesso a Itupeva) | km 3 | Jundiaí

  • SPA066/300 – Ermenegildo Tonolli (acesso a Itupeva) | km 5,5 | Jundiaí







    Fonte Metrópoles


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