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O Cotidiano

Atualizado: 2 de fev.

por André Belinello
por André Belinello

Eu faço parte do mundo corporativo há bastante tempo e ainda assim não entendo por que as metas de vendas precisam aumentar todo ano. Quem tem formação em economia, MBA, finanças pode até me dar uma explicação teórica dizendo que o aumento das metas serve para engajar a equipe do departamento comercial. Essa explicação é sinônimo de “queremos mais dinheiro”, em minha opinião. Na prática, vendedores que que trabalham em empresas que estipulam metas trabalham sob pressão, ficam ansiosos, adoecem. Chegam ao ponto de induzir o cliente a comprar até o que não precisa, vendem equipamentos usados dizendo que é novo, mentem. Fazem de tudo para bater as metas de vendas porque podem ser despedidos se não atingirem os números, números que foram estipulados por alguém que fica sentado atrás de um monitor de computador olhando gráficos e que tem o poder para despedir quem não bate as metas. A economia do mundo pode estar ruim, empresas fechando, PIB baixo, desemprego alto, não importa, todo ano o valor das metas aumenta. É incrível! Uma vez presenciei um executivo de vendas de uma empresa que fez um estudo de mercado e disse ao seu superior que as vendas cairiam no ano seguinte, ou seja, ele previu e avisou sobre o cenário que estaria por vir. As vendas realmente caíram conforme ele havia previsto. Resultado, ele foi demitido porque as vendas caíram! É sério! Seria cômico se não fosse trágico. Existe inflação, os salários dos funcionários têm dissídio, funcionários ganham promoção, sobem de cargos e passam a ganhar salários mais altos, o custo fixo sempre sobre. Sim, não é fácil manter os custos de uma empresa. Mas os números de vendas não necessariamente precisam aumentar para manter uma empresa sustentável, o próprio valor dos produtos já aumenta todo ano, não aumenta? A lista de preços dos produtos sofre reajuste todo início de ano, ou seja, se em um ano vendeu 10 equipamentos por um valor, no ano seguinte os mesmos 10 equipamentos serão mais caros. Então por que as metas precisam ser aumentadas todo ano? Empresas que não estipulam metas de vendas tendem a ter funcionários menos estressados e tendem a vender mais, mesmo sem metas, mesmo sem pressão. Talvez um dia a vida ensine a forma prática para quem só tem a teoria.



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